Edinilson Santos Vieira – TI

Você já parou para refletir como sua vida será a partir deste ano? Consegue incorporar os anos passados e equipara com o ano atual? Sou Edinilson Santos Vieira (TI) nascido em Pirajá, Salvador/BA, no dia 23 de novembro de 1991. Vou explanar sobre o avanço tecnológico que se alastra de forma assustadora, estava refletindo como à tecnologia disparou e devemos pelo menos ter conhecimento dos sistemas básicos informáticos, você concorda?

Uma criança surpreendente. Eu sempre ouvia a frase: “esse menino é provido de inteligência, isso é notável. Aos 2 (dois) anos, fui ensinado á ler, tira do quadro, ver o horário, e como a vida do soteropolitano não é fácil, comecei meus trabalhos aos 6 (seis) anos, em vendas e trocas em feira do rolo”.

Aos 12 (doze) anos, iniciei nas áreas de telefonia, desbloqueando celulares, que nem (chip) ainda tinha, era celular á linha, foi aí, que me interessei por tecnologias, passei a ter curiosidades, queria saber como funcionava esse mundo magico. Conseguir me sair bem, e tão novo já era técnico muito bem procurado, e mal falado também, rsrs porque todo técnico leva a fama de enrolado não é?

Aos 14 (quatorze) anos, fiz curso de informática, e gostei do seguimento, quando ouvia as palavras ‘Hardware’, ‘Software’ irradiava uma alegria imensa, eu tinha certeza que em breve eu estaria no lugar do professor ministrando aulas, porque o conteúdo me chamava atenção.

Veja dificuldades que os profissionais de informática enfrentavam, pois, bem! Os sistemas e os equipamentos físicos não tinham (recursos, extensão) como temos atualmente, quando íamos realizar á instalação era a maior dificuldade, mouse não pegava, teclado USB nem adiantava tentar usá-lo sem antes instalar o ‘controlador’, por que, não era compatível, primeiro tínhamos que usar o Ps2, é quem vivenciou essa época, sabe o quando sofríamos com instalação dos componentes do PC.

Instalação de ‘internet’. Há quem diga, realizei instalação de antena via rádio, muitos profissionais tiveram que aprender, na prática, diariamente era um aprendizado, muitos computadores precisavam de placa de rede, outros já possuíam a mesma, mas faltavam recursos, ‘drivers’, sem contar que os provedores tinham menos de 15 Mbps, para distribuir, os heróis geravam satisfação plena com tão pouca velocidade. Comparando com a velocidade de agora, tínhamos que ser paciente, e sempre ficávamos satisfeitos em executar o serviço pensando no cliente.

Formatando Desktop. Coisa era á formatação de um computador, sorria meu amigo, se você se lembra desta situação meu colega, vamos rir. Demorava 3 (três) á 7 (sete) dias para formata, nada fácil. Ou dinheiro suado rsrs, é o pior, é que se tinham disquetes ou CD-ROM, pense aí leitor, os profissionais desta área são heróis, trabalhávamos com presteza, agilidade e amor.

Aos 17 (dezessete) anos, me interessei por criação de site, criei paginas, ‘blog’, que não saíram nada elegante, porém, tive a oportunidade de usar as ferramentas da criação, e outros recursos, um soft chamado “Website x5”, entre outros que permitiram que eu desenvolvesse plataformas, lojas, com uma performance esplendida. Quando paro e penso no avanço, e comparo os sites de hoje com os de quando comecei a cria-los, percebo que, já temos paginas e “websites” responsivos que adaptam ao tamanho de qualquer dispositivo.

Aos 29 (vinte nove) anos, vejo o avanço comentado acima, os computadores já possuem sistemas avançados, que permitem instalação dos componentes, recursos, de forma rápida e prática, à comunicação entre o conjunto é sublime, ‘internet’ já temos com a velocidade atacante, o tradicional gradualmente esta ficando para trás, temos diversas plataformas de criação de sites gratuitos, outras pagas, um nicho que atende a toda população, excelente banco de dados para armazenamento, fora as questões de realidades aumentadas e as comunicações entre os periféricos operantes por ‘software’, computação quântica, inteligência analítica, ou artificial.

Cresci vendo esta evolução, e torne-me um profissional de TI, venho de atendimento de indústrias, comércios, tornando-me um excelente atuante do seguimento. Eu fico feliz, pois, hoje sou desenvolvedor de projetos e estou deixando esse avanço registrado para você leitor.

Jovem atuante nas áreas de telecomunicações, telefonia, informática, web design, e conseguir absorver bastante conhecimento para dialoga e lhe passar o básico através deste texto, realmente esta comunicação criada nos Estados Unidos em 1969, trouxe novidades, avanço, e através deste estou escrevendo para você.

É notável que já tenhamos tecnologias avançadas que foram mencionadas acima, mas a pretensão é mostra um pouco da minha história com esse avanço, acredita-se que é beneficial, e que muitos irão navegar no tempo com o assunto comentado.

Edinilson Santos Vieira, Bacharel em Administração de Empresas, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pós-graduado em Sistemas da Informação, Ciência e Tecnologia. Desenvolvedor de diversos sites, e projetos.